“Humildade zero”, diz Ciro Nogueira sobre propaganda de Lula

Ministro da Casa Civil definiu o programa eleitoral do petista como um “festival” e fez elogios ao programa de Bolsonaro

O ministro da Casa Civil, Ciro Nogueira, usou seu perfil nas redes sociais para criticar o programa eleitoral do candidato Luiz Inácio Lula da Silva (PT) exibido na televisão neste sábado (27.ago.2022).

Para o ministro, Lula teve “humildade zero” no material divulgado e definiu a peça da campanha petista como um “festival”.

“O primeiro programa do PT foi um festival: o clima do já ganhou, humildade zero. O presidente Bolsonaro não fez propaganda: falou a verdade. Sem marquetagem”, publicou Ciro Nogueira em seu perfil no Twitter.

Na estreia no programa eleitoral na televisão, o ex-presidente prometeu que “a vida do povo vai melhorar” caso ele seja eleito para um 3º mandato presidencial. O petista falou sobre o aumento da fome no país, e disse que as famílias sofrem com “preços que não param de subir”. 

A propaganda de Lula terá sempre 2 minutos e 39 segundos. Deste tempo, Lula falou por 48 segundos. “As famílias sofrem com os preços que não param de subir e com os salários que mal dão para uma cesta básica”, disse. A 1ª peça foi intitulada “Reconexão”.

Assista à 1ª propaganda de Lula exibida na televisão:

Jair Bolsonaro (PL) usou seu 1º programa eleitoral para exaltar a liberdade e destacar conquistas do governo federal durante sua gestão. Em 2 minutos e 38 segundos, Bolsonaro exaltou o Auxílio Brasil e a compra de vacinas contra a covid-19. O presidente também lembrou a pandemia e a guerra na Ucrânia como alguns dos desafios enfrentados no governo.

Assista à 1ª propaganda de Bolsonaro exibida na televisão:

 

Esse foi o 1º dia de exibição dos programas eleitorais dos candidatos a presidente no horário eleitoral. Serão exibidos aos sábados, terças e quintas-feiras, até 29 de setembro. São 2 blocos no rádio de 7h às 7h12 e de 12h às 12h12, e 2 blocos na TV de 13h às 13h12 e de 20h30 às 20h42. Cada bloco terá duração de 12 minutos e 30 segundos. Neste caso, o tempo de cada um varia. Saiba o tempo de propaganda dos candidatos à Presidência.

Os anúncios de políticos custarão R$ 992 milhões aos cofres públicos em 2022. É que o governo precisa dar desconto no pagamento de impostos para TVs e rádios de acordo com o espaço cedido para comerciais para partidos e campanhas políticas, segundo com estimativas da Receita.

São R$ 738 milhões separados no Orçamento de 2022 para a propaganda eleitoral “gratuita” na televisão e no rádio. O espaço, entretanto, não é de graça. As emissoras abatem, com um cálculo contábil, o dinheiro de seus impostos à União. Há ainda R$ 254 milhões da propaganda partidária, veiculada  no 1º semestre, fora da campanha eleitoral.




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Fonte: Cariri Mix

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