Medidas fazem parte da reforma da Lei Nacional de Controle do Tabaco; entre os locais proibidos estão praias e parques
O governo mexicano proibiu, a partir deste domingo (15.jan.2023), que sejam vinculadas propagandas de cigarro em locais de venda do produto e em qualquer veículo de comunicação do país. Além disso, os consumidores não poderão fumar em espaços ao ar livre como praias, parques e estádios. As medidas são parte da reforma da Lei Nacional de Controle do Tabaco (íntegra – 287 KB), que foram modificadas em dezembro de 2022.
Com a nova regulamentação, as autoridades do país pretendem diminuir o acesso de cigarros aos adolescentes e diminuir a população fumante, que atualmente está em cerca de 15 milhões de pessoas, segundo dados do INSP (Instituto Nacional de Saúde Pública). A venda não é proibida.
Segundo o texto, é proibido no México “realizar todas as formas de publicidade, promoção e patrocínio de produtores feitos com tabaco” em qualquer tipo de mídia.
No regulamento é incluída a proibição das propagandas por meio de redes sociais com influenciadores, em serviços de streaming ou de forma subliminar em produções televisivas e cinematográficas.
No México, é proibido fumar cigarro em espaços fechados desde 2009. A medida obrigou locais como bares e restaurantes a fazer remodelações nos espaços para criar áreas exclusivas para fumantes. O novo regulamento impede que este tipo de estabelecimento venda alimentos e bebidas aos clientes enquanto estes fumam.
Leia a lista completa de locais proibidos para se fumar no México:
- pátios
- terraços
- varandas
- parques de diversão
- playgrounds ou lugares que se concentrem crianças e adolescentes
- áreas esportivas
- parques de desenvolvimento urbano
- parias
- centros de espetáculos e entretenimento
- quadras
- estádios
- arenas
- praças comerciais
- mercados
- hotéis
- hospitais
- centros de saúde
- clínicas médicas
- locais de culto religioso
- espaços de consumo e venda de alimentos
- paradas de ônibus.
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Fonte: Cariri Mix