Definido primeiro Wild Card para chave principal do Rio Open 2023

Neste domingo, Mateus Alves se garantiu no ATP 500 carioca após vencer a 3ª edição da Maria Esther Bueno Cup. Vice-campeão, Eduardo Ribeiro está classificado para o Qualifying do torneio.

Chegou ao fim neste domingo a 3ª edição da Maria Esther Bueno Cup, competição que reuniu oito dos melhores tenistas da nova geração brasileira (até 24 anos). E quem levou a melhor no tradicional Rio de Janeiro Country Club foi Mateus Alves, que superou Eduardo Ribeiro por 2 sets a 1 (6/7, 6/4, 10/5) na grande decisão, conquistou o título e ganhou a valiosa vaga para a chave principal do Rio Open 2023.

Com 21 anos, Mateus Alves já havia participado duas vezes do Qualifying do Rio Open e uma outra da chave de duplas principal, mas o triunfo na Maria Esther Bueno Cup certamente é algo único em sua trajetória como tenista:

“É bem provável que seja o momento mais feliz na minha carreira. Esta vitória na Maria Esther Bueno Cup veio em um momento espetacular, pois estou há 5 ou 6 meses me recuperando de uma lesão. Acredito que o fator decisivo para minha vitória aqui foi o mental. Esta foi uma semana desafiadora onde sofri com dores, com o calor, com a pressão de jogar um torneio tão especial, mas acho que lidei muito bem”, declarou Mateus.

Embora visivelmente triste logo após a derrota na final, Eduardo Ribeiro termina a Maria Esther Bueno Cup com motivos de sobra para celebrar, pois o vice-campeonato significa uma vaga para o qualifying do Rio Open 2023. Na verdade, esta vaga consolida a ótima temporada vivida por Eduardo Ribeiro, que, aos 24 anos, venceu três torneios profissionais da ITF em 2022.

Eduardo Ribeiro vice-campeão<br />(Peter Wrede)

“Fico triste porque acho que cheguei muito perto do título, mas eu seria hipócrita se falasse que não foi um bom ano, pois foi disparado o melhor ano de minha carreira, com uma evolução gigantesca. No início de 2022 eu jamais imaginava que estaria jogando a Maria Esther Bueno Cup, quem dirá estar com uma vaga garantida para o qualifying do Rio Open”, disse Eduardo.

A Maria Esther Bueno Cup é uma promoção da IMM com realização do ICT. Criado em 2018 como homenagem a uma das maiores esportistas da história do Brasil, o torneio visa incentivar a nova geração do tênis nacional, oferecendo vagas na chave principal e no qualifying do Rio Open. Além dos finalistas, Mateus Alves e Eduardo Ribeiro, esta edição da Maria Esther Bueno Cup contou com a participação de João Lucas Reis, Pedro Boscardin, Thiago Wild, Gustavo Heide, João Fonseca e Gustavo Almeida.

Veja, abaixo, os resultados completos da Maria Esther Bueno Cup 2022

Grupo Daniel Azulay

Rodada 1

Eduardo Ribeiro d. Thiago Wild 1/6 7/5 10/4

João Fonseca d. João Lucas Reis 6/3 3/6 15/13

Rodada 2

Eduardo Ribeiro d. João Lucas Reis 7/5 6/2

Thiago Wild d. João Fonseca 6/2 6/4

Rodada 3

João Lucas Reis d.Thiago Wild 6/4 1/6 10/4

João Fonseca d. Eduardo Ribeiro 7/5 3/6 11/9

Grupo Alex Haegler

Rodada 1

Gustavo Heide d. Mateus Alves 7/5 6/4

Pedro Boscardin d. Gustavo Almeida 6/4 6/4

Rodada 2

Gustavo Heide d. Gustavo Almeida 6/2 6/1

Mateus Alves d. Pedro Boscardin 6/4 6/1

Rodada 3

Mateus Alves d. Gustavo Almeida 6/1 6/0

Gustavo Heide d. Pedro Boscardin 6/4 6/4

Semifinal

Eduardo Ribeiro d. Gustavo Heide 6/1 40/15 ret.

Mateus Alves d. João Fonseca 2/6 7/6(7) 10/6

Final

Mateus Alves d. Eduardo Ribeiro 6/7(4) 6/4 10/5

Deixe seu comentário




#Definido #primeiro #Wild #Card #para #chave #principal #Rio #Open


Fonte: Cariri Mix

Compartilhe