Neste domingo, Mateus Alves se garantiu no ATP 500 carioca após vencer a 3ª edição da Maria Esther Bueno Cup. Vice-campeão, Eduardo Ribeiro está classificado para o Qualifying do torneio.
MATEUS ALVES É CAMPEÃO! 🎾
Hoje tivemos a final da Maria Esther Bueno Cup 🏆
🇧🇷 Mateus Alves venceu 🇧🇷 Eduardo Ribeiro por 6/7, 6/4 e 10-5, conquistando o título do torneio.
Mateus ganhou vaga na chave principal do Rio Open, enquanto Eduardo entrará no qualifying 👏 pic.twitter.com/EyOnyWtiyC
— Piu Esportes (@piuesportes) December 11, 2022
Chegou ao fim neste domingo a 3ª edição da Maria Esther Bueno Cup, competição que reuniu oito dos melhores tenistas da nova geração brasileira (até 24 anos). E quem levou a melhor no tradicional Rio de Janeiro Country Club foi Mateus Alves, que superou Eduardo Ribeiro por 2 sets a 1 (6/7, 6/4, 10/5) na grande decisão, conquistou o título e ganhou a valiosa vaga para a chave principal do Rio Open 2023.
Com 21 anos, Mateus Alves já havia participado duas vezes do Qualifying do Rio Open e uma outra da chave de duplas principal, mas o triunfo na Maria Esther Bueno Cup certamente é algo único em sua trajetória como tenista:
“É bem provável que seja o momento mais feliz na minha carreira. Esta vitória na Maria Esther Bueno Cup veio em um momento espetacular, pois estou há 5 ou 6 meses me recuperando de uma lesão. Acredito que o fator decisivo para minha vitória aqui foi o mental. Esta foi uma semana desafiadora onde sofri com dores, com o calor, com a pressão de jogar um torneio tão especial, mas acho que lidei muito bem”, declarou Mateus.
Embora visivelmente triste logo após a derrota na final, Eduardo Ribeiro termina a Maria Esther Bueno Cup com motivos de sobra para celebrar, pois o vice-campeonato significa uma vaga para o qualifying do Rio Open 2023. Na verdade, esta vaga consolida a ótima temporada vivida por Eduardo Ribeiro, que, aos 24 anos, venceu três torneios profissionais da ITF em 2022.
“Fico triste porque acho que cheguei muito perto do título, mas eu seria hipócrita se falasse que não foi um bom ano, pois foi disparado o melhor ano de minha carreira, com uma evolução gigantesca. No início de 2022 eu jamais imaginava que estaria jogando a Maria Esther Bueno Cup, quem dirá estar com uma vaga garantida para o qualifying do Rio Open”, disse Eduardo.
A Maria Esther Bueno Cup é uma promoção da IMM com realização do ICT. Criado em 2018 como homenagem a uma das maiores esportistas da história do Brasil, o torneio visa incentivar a nova geração do tênis nacional, oferecendo vagas na chave principal e no qualifying do Rio Open. Além dos finalistas, Mateus Alves e Eduardo Ribeiro, esta edição da Maria Esther Bueno Cup contou com a participação de João Lucas Reis, Pedro Boscardin, Thiago Wild, Gustavo Heide, João Fonseca e Gustavo Almeida.
Veja, abaixo, os resultados completos da Maria Esther Bueno Cup 2022
Grupo Daniel Azulay
Rodada 1
Eduardo Ribeiro d. Thiago Wild 1/6 7/5 10/4
João Fonseca d. João Lucas Reis 6/3 3/6 15/13
Rodada 2
Eduardo Ribeiro d. João Lucas Reis 7/5 6/2
Thiago Wild d. João Fonseca 6/2 6/4
Rodada 3
João Lucas Reis d.Thiago Wild 6/4 1/6 10/4
João Fonseca d. Eduardo Ribeiro 7/5 3/6 11/9
Grupo Alex Haegler
Rodada 1
Gustavo Heide d. Mateus Alves 7/5 6/4
Pedro Boscardin d. Gustavo Almeida 6/4 6/4
Rodada 2
Gustavo Heide d. Gustavo Almeida 6/2 6/1
Mateus Alves d. Pedro Boscardin 6/4 6/1
Rodada 3
Mateus Alves d. Gustavo Almeida 6/1 6/0
Gustavo Heide d. Pedro Boscardin 6/4 6/4
Semifinal
Eduardo Ribeiro d. Gustavo Heide 6/1 40/15 ret.
Mateus Alves d. João Fonseca 2/6 7/6(7) 10/6
Final
Mateus Alves d. Eduardo Ribeiro 6/7(4) 6/4 10/5
Deixe seu comentário
#Definido #primeiro #Wild #Card #para #chave #principal #Rio #Open
Fonte: Cariri Mix